Alunos com tendência a ver a mesma matéria duas vezes no mesmo dia

Você está aqui:

Aprenda como personalizar a plataforma para lidar com os casos em que o aluno pode ter contato com uma disciplina mais de uma vez no dia

Existem algumas situações em que um aluno pode ver mais de uma vez uma mesma matéria no mesmo dia. Essa situação é mais frequente conforme:

  • Quanto mais tempo de estudo por dia o aluno tem, maior a probabilidade de ele voltar ao mesmo bloco de disciplina neste mesmo dia;
  • Quanto menor o tempo máximo de estudo por disciplina, maior a probabilidade  de o aluno ver a mesma matéria mais de uma vez no mesmo dia.
  • Quanto menor o ciclo de matérias, mais vezes o aluno pode passar a ver a mesma disciplina no mesmo dia.

Num exemplo prático, imagine um aluno que possua 5 horas de estudo por dia e apenas 2 disciplinas, a saber Português e Matemática. Além disso, foi programado como limite de tempo de estudo, o prazo de 1 hora por disciplina. Nesse caso, o cronograma natural do aluno será feito da seguinte forma:

  • Em primeiro lugar, um total de 1 hora de metas relativas à matéria Português;
  • Em segundo lugar, um total de 1 hora de metas relativas à matéria Matemática;
  • Em terceiro lugar, um total de 1 hora de metas relativas à matéria Português;
  • Em quarto lugar, um total de 1 hora de metas relativas à matéria Matemática; e, por fim,
  • Em quinto lugar, um total de 1 hora de metas  relativas à matéria Português.

Como isso pode ser uma questão diretamente relacionada ao seu método de trabalho, apresentamos algumas alternativas para lidar com essa situação.

Alterando a exibição das metas

Apesar de as metas serem inseridas de forma alternada no cronograma, todas as contas já vêm configuradas com a exibição padrão chamada “didática”. Esse tipo de exibição faz com que as atividades do aluno sejam, dentre outras, ordenadas por disciplina. Por esse motivo, mesmo que elas sejam inseridas de forma alternada, o painel estará configurado para exibi-las de forma sequencial.

Para ajustar essa situação, você pode efetuar a mudança na ordenação das metas, escolhendo a ordenação natural, conforme este artigo. Dessa forma, o aluno fará a visualização alternada das metas.

Aumentando o número de matérias por ciclo

Essa opção visa dar mais dinamicidade ao ciclo de matérias do aluno e consiste em habilitar mais disciplinas a serem vistas por vez pelo aluno. Essa configuração pode ser feita no painel do aluno, no menu “Meu Plano” > “Editar Plano de Estudos”. Nessa página, basta clicar em salvar as alterações e inserir um intervalo maior de matérias por vez no ciclo.

Com isso, garante-se maior dinamicidade ao plano, fazendo com que haja mais matérias no ciclo e reduzindo a chance de que o aluno veja o mesmo assunto mais de uma vez no dia.

Lembrando que a entrada de uma matéria no ciclo depende de haver assuntos disponíveis para serem estudados, resumidos, revisados ou praticados por meio de exercícios. Em casos onde o aluno removeu ou já finalizou boa parte das matérias, o ciclo será sempre menor, por natureza.

Além disso, também é preciso ressaltar que a modalidade de estudo, por natureza, possui um peso maior. Por isso, em planos feitos com poucas matérias a serem estudadas e muitas a serem apenas revisadas e exercitadas, podem haver lacunas com maior preponderância das matérias que possuam estudo, por conta dos prazos previstos para revisões e exercícios.

Variando o tempo máximo por disciplina

Por fim, também é possível editar o tempo máximo por disciplina no menu de editar curso. Neste menu, você pode alterar o tempo máximo por cada disciplina. Portanto, pode ser interessante que, nessa página, você varie os tempos por disciplina, fazendo com que algumas tenham maior peso no cronograma, de forma que o dia seja preenchido com mais tempo de atividade, reduzindo a probabilidade de que o ciclo de matérias retorne a uma mesma disciplina dentro do mesmo dia de atividade.

Combinando as 3 abordagens

Além disso, você pode usar 1, 2 ou 3 das abordagens de forma conjunta caso julgue necessário. Afinal de contas, elas não são excludentes, e sim complementares, de forma que a plataforma se adeque melhor ao seu método de coaching.

É também importante ressaltar que, mesmo com a ordenação didática ativada, o aluno pode realizar as metas do dia na ordem de sua preferência, não sendo obrigatório fazer as metas na ordem em que se está sugerindo.

Próxima Como funciona o ciclo de matérias
Sumário