Como funciona o recálculo programado?

Você está aqui:

Faça recálculos com data personalizada em seu painel de administrador

Quando falamos em recálculo, estamos nos referindo à confecção de um novo plano de estudos para o aluno. Dessa forma, o plano antigo do aluno é interrompido no momento atual e um novo plano é construído daqui para frente. Em outras palavras, sempre que é preciso montar um novo plano de estudos, ele é construído a partir do dia hoje, replanejamento metas atrasadas e reorganizando metas cumpridas de forma antecipada (adiantar atividades do dia seguinte).

Porém, existem casos em que você deseja diferir o efeito do recálculo, ou seja, preservar o cronograma do aluno até uma data e efetuar o recálculo apenas a partir dessa data. Para isso, existe o recálculo programado, que é um tipo de recálculo feito exclusivamente pelos administradores, com a possibilidade de diferir os efeitos do procedimento de confeção do cronograma. Esse tipo de recurso é especialmente útil quando um aluno deseja pausar seus estudos e iniciar novamente em outra data ou, quando se quer fazer o processo mantendo as metas como estavam até uma determinada data.

O recálculo programado está disponível no painel de alunos, no menu contextual de ações, no respectivo cartão de aluno. Confira na imagem abaixo a localização da função de recálculo programado.

O recálculo programado é extremamente simples, bastando informar a data a partir da qual se deseja efetuar um recálculo. Essa data, todavia, deve ser sempre uma data futura, ou a própria data de hoje. Recálculos passados não são possíveis.

Ao clicar no botão de confirmação, um novo processo de recálculo será iniciado para o aluno selecionado, exclusivamente a partir da data selecionada. Adicionalmente, existe a opção de controlar o que deve ocorrer com as metas pendentes até a data de recálculo.

O recálculo programado é executado imediatamente, mas só afeta o cronograma do aluno a partir da data selecionada. Caso a opção de remover pendências seja selecionada, qualquer meta não realizada até a data definida para o recálculo programado será removida.

Vamos a um exemplo prático. Estamos no dia 23/07/2020 e queremos fazer um recálculo programado para o dia 01/08/2020. Isso significa que esse recálculo só terá efeitos a partir do dia 01/08/2020 (inclusive). Porém, é possível escolher entre um dos dois comportamentos:

  • Remover pendências: se a caixa de remover pendências estiver ativa, as metas pendentes até dia 01/08/2020 serão automaticamente removidas para serem realocadas  a partir do dia 01/08/2020.
  • Não remover pendências: em caso de a caixa de pendências estiver desmarcada, isso significa que as metas até  dia 01/08/2020 serão mantidas e, dessa forma, o recálculo as considerará como parte do novo cronograma.
Próxima Entendendo o Replanejamento
Sumário