Replanejamento de metas atrasadas, em dia e adiantadas

Você está aqui:

Entenda como o momento em que o replanejamento pode afetar o seu resultado

Entender o funcionamento do replanejamento é extremamente complexo e, por isso, vamos começar com uma metáfora.

Imagine que você tenha se esquecido de colocar o despertador para acordar no dia seguinte. Quando acordou, veio o susto: 2 horas de atraso. Com isso, você acabou pegado aquele trânsito pegado para chegar ao trabalho. Chegando lá, o chefe mandou cumprir algumas horas extras. Mais trânsito na volta. Academia para o dia seguinte e o sono perdido fica para outra data. Enfim, essas duas horas podem mudar sua vida por completo.

Perder o horário atrapalha o resto do dia e até os dias seguintes!

Com o replanejamento ocorre a mesma coisa. O atraso de um aluno, por exemplo, faz com que a distribuição das suas metas futuras mude. 

Entretanto, neste artigo, você vai entender melhor como o replanejamento funciona com base no cumprimento de metas do aluno. Vamos lá?

Alunos com atividades atrasadas

Em primeiro lugar, temos o aluno com metas atrasadas, isto é, metas pendentes do dia anterior ao dia de hoje. Todas essas metas serão redistribuídas em um novo cronograma, a partir da data atual.

Como o replanejamento não consegue mudar o passado, isso significa que as novas metas são inseridas a partir da data em que o replanejamento foi feito. Em outras palavras, eventuais metas atrasadas são automaticamente colocadas em dia. Assim, o aluno consegue conciliar sua real disponibilidade de horários com seu cronograma, inclusive a programação de revisões e exercícios.

O replanejamento de atividades atrasadas pode fazer com que fiquem alguns buracos no cronograma. Vamos ao exemplo. Parei de estudar na segunda-feira e só voltei na sexta-feira, quando fiz um recálculo. Isso significa que as metas pendentes entre segunda e quinta-feira serão automaticamente redistribuída a partir de sexta-feira, momento em que fiz o replanejamento. Por conta disso, o resumo da semana ficará com um tempo em branco nessa data, afinal nada foi estudado nesses dias.

Alunos com atividades em dia

O aluno com atividades em dia é aquele aluno que está fazendo atividades referentes ao dia atual (dia de hoje = dia da meta), isto é, é o aluno que está no andamento normal no cumprimento das suas metas diárias.

Entretanto, como estamos no mesmo ritmo do aluno, acompanhando seu progresso no dia, esse replanejamento possui algumas particularidades. Em primeiro lugar, ele nunca ultrapassará as horas restantes do dia. Em segundo lugar, as metas já realizadas são sempre preservadas no dia. Esquematizando:

  1. O replanejamento feito para o aluno que está com as metas em dia vai considerar o total de horas disponíveis no dia do aluno;
  2. Todas as metas já realizadas no dia serão preservadas em seu lugar, mesmo que o aluno altere a disponibilidade de horários para menos;
  3. Do total de horas do dia (1), serão subtraídas todas as horas de metas já realizadas no mesmo dia;
  4. Caso o número resultante acima (3) seja superior ao restante de horas do dia, então o cronograma do dia atual só considerará as demais horas restantes do dia.

Vamos a alguns exemplos:

  • Finalizei todas as metas do dia, exceto uma. Ao finalizar essa última meta, sinalizei o cumprimento antecipado dela, o que demanda um replanejamento das metas futuras. Nesse caso, como todo o meu dia já está preenchido com metas realizadas, então os efeitos do replanejamento só serão sentidos a partir do dia seguinte;
  • Fiquei uma semana sem estudar e voltei hoje, às 21:15 da noite. Nesse dia de hoje, eu tenho 5 horas disponíveis. Entretanto, como fiz o replanejamento das atividades atrasadas para que elas fiquem em dia apenas às 21:15, isso significa que o dia só tem mais 5 intervalos de 30 minutos disponíveis, ou seja, 2h30min. Por esse motivo, no meu novo replanejamento, o dia de hoje só terá 2h30min de atividade.
  • Comecei meu dia, que tem 4 horas de atividade e escolhi alterar a ordem de alguma disciplina, o que demanda um replanejamento. Fiz esse procedimento às 9h da manhã, sem cumprir nenhuma meta. Nesse caso, como o dia ainda comporta as 4 horas de atividade, o novo cronograma terá 4 horas de metas de acordo com minha nova ordenação de disciplinas.
  • Tenho 6 horas de atividade, das quais já cumpri 2 horas. Após cumprir mais uma meta de 1 hora, informei o seu cumprimento antecipado, o que demanda um recálculo. Entretanto, já são 22h:05min (o dia só tem mais 1h30min). Nesse caso, eu tenho 2 horas + 1 hora de atividade cumprida e 3 horas de atividades pendentes. Todavia, como o dia só comporta mais 1h30min de atividade, só serão inseridas 1h30min neste dia. As demais serão redistribuídas a partir do próximo dia.

Replanejamentos feitos após 23h:30min só terão efeitos no dia seguinte, afinal de contas, o dia atual já acabou. Por esse motivo, replanejar o cronograma à noite com metas pendentes pode fazer com que o dia fique reduzido. Por isso aconselhamos a só replanejar o dia corrente quando o máximo de metas já tiver sido cumprido ou enquanto for cedo. Caso contrário, o dia pode ficar com poucas metas a depender do horário.

Alunos com atividades adiantadas

Por fim, existe o caso de alunos que estejam com atividades adiantadas no seu cronograma, o que ocorre especialmente com quem trabalha em regime de plantão. Nesse caso, o aluno está cumprindo metas referentes a um dia superior ao dia de hoje.

Agora vamos a um exemplo. Imagine só que o aluno tenha adiantado 4 dias de atividade. Em seguida, ele fez um replanejamento das suas atividades. Entretanto, como falamos, o replanejamento não mexe em metas já realizadas. Se essa regra fosse seguida à risca, isso significa que o aluno só teria metas daqui a 4 dias, ou seja, o adiantamento não serviu de nada.

É por esse motivo que as metas adiantadas possuem um tratamento diferenciado. Afinal de contas, as metas foram cumpridas no dia de hoje e, por isso, eu ainda tenho o dia de amanhã todinho para fazer metas. Dessa forma, as metas adiantadas são “ocultadas” para que outras possam entrar em seu lugar.

No caso de metas adiantadas, elas são ocultadas. Isso significa que elas continuam sendo contabilizadas no progresso do aluno, mas apenas não aparecem nas metas diárias, pois seu tempo foi usado para outras metas. Essas metas são visíveis apenas no resumo da semana, na cor preta.

Anterior Entendendo o Replanejamento
Sumário