Calculando o tempo de um assunto

Você está aqui:

Aprenda, neste artigo, a calcular o tempo de estudo para determinado tópico.

Ao cadastrar um assunto, você tem a visibilidade do tempo estimado para este assunto, calculado a partir do seu tamanho e com base nos tempos previstos por preferência de estudo. Nesse cálculo, também entra a técnica do pomodoro.

Esses campos ficam na janela de criar ou editar assunto e começam pela informação do tipo de material (PDF ou videoaula),depois o tamanho do assunto (minutos de vídeo ou total de páginas) e, por fim, a o tempo médio previsto para cada preferência de estudos. Esses são os parâmetros necessários para que a plataforma calcule o tempo estimado para cada meta de estudos. Sempre que você preencher esses campos, poderá acompanhar o tempo estimado por modalidade de estudo na caixa cinza exibida logo abaixo. Tenha sempre em mente que cada pomodoro corresponde a um intervalo de 5 minutos e ele é a unidade mínima para uma meta de atividade.

Para cadastrar um assunto que tenha sempre 30 minutos de meta, você pode informar o número de páginas / minutos de vídeo igual a 1, dessa forma, as metas de estudo serão sempre de 1 pomodoro, independentemente da velocidade de estudo escolhida pelo aluno.

No que diz respeito às velocidades de estudo, esse valor é informado pelo aluno quando ele faz o seu cadastro na plataforma e esse tempo previsto é utilizado para calcular o número de metas de acordo com o tamanho do assunto. As velocidades de estudo são:

  • Com calma: é uma velocidade adequada para alunos que leem devagar, gostam de acompanhar o conteúdo com calma ou assistem a vídeos fazendo anotações, o que faz com que o vídeo dure mais.
  • Normal: aqui você pode usar uma média de tempo gasto por seus alunos para completar uma unidade de medida de estudo (ler uma página ou assistir a um minuto de videoaula).
  • Expresso: por fim, essa é a modalidade selecionada por alunos que leem rápido, assistem a vídeos acelerados ou só passam o olho em seus PDFs e cadernos para captar o conteúdo.

Sempre tome bastante cuidado nesse cálculo. Se você indicar a leitura de um livro, por exemplo, os tempos podem ser maiores, já que o aluno tenderá a gastar mais tempo para ler cada página. Agora, se for um slide ou PDF daqueles com a letra bem grande, o tempo será bem menor. Por isso, sempre avalie a referência e tipo de material para cada tipo de assunto.

Sempre que um aluno não encerrar o assunto na hora prevista, a plataforma solicitará a confirmação de que o assunto foi encerrado. No caso de tempo ter faltado, é possível a inserção de novas metas, que são inseridas de forma extra no cronograma do aluno. Caso a meta termine antes do estipulado, o aluno poderá usar o recurso de sinalizar assuntos já estudados.

Entretanto, sempre acompanhe os alunos que finalizam assuntos fora do tempo esperado, porque isso pode ser um forte indicativo de que estão na velocidade de estudo errada para essa disciplina, que estão usando material diferente do recomendado ou que não estão priorizando o assunto como definido, além de poder indicar algum erro no cadastro do números de páginas ou do tamanho total do assunto.

Próxima Como cadastrar Disciplinas
Sumário