O que é a árvore de conteúdos?

Você está aqui:

Entenda o conceito de árvore de conteúdos e descubra como ele vai facilitar a sua vida.

A Árvore de Conteúdos é um conceito fundamental para o uso do Gerenciador de Conteúdos e se baseia na unicidade das disciplinas. Em outras palavras, esse conceito parte da premissa de que a matéria Português (ou qualquer outra matéria) é única.

Em outras palavras, independentemente do concurso, vestibular ou prova, a matéria Português sempre será Português por sua natureza, sendo a única variação de um certame para o outro o recorte dessa matéria.

Para ter um exemplo claro, alguns concursos públicos podem cobrar os assuntos “Direitos e Garantias Fundamentais”, “Teoria Geral da Constituição”, “Controle de Constitucionalidade” e “Ordem Social”. Todavia, todos eles continuam sendo da mesma matéria e única matéria: Direito Constitucional.

Cada concurso público, vestibular ou outro tipo de prova muda apenas o enfoque que é dado a cada matéria. Assim, por exemplo, uma prova pode abordar mais assuntos de uma matéria, ao passo que outra prova aborda menos. Por isso, você não precisa ter diferentes matérias, e sim organizar seus diferentes assuntos em cada plano de estudo.

O melhor conceito para entender como isso funciona é imaginar que você tem uma árvore no seu gerenciador de conteúdo.

  • Cada matéria que você cadastra nessa árvore corresponde a um galho dela;
  • Cada assunto que você cadastra na sua árvore é uma folha de um galho.

Com isso, você tem sempre apenas uma única árvore, com mais ou menos ramificações, que é exatamente o conceito da Árvore de Conteúdos, onde você possui:

  1. Disciplinas: são os galhos da árvore, uma espécie de pastinha onde você organiza os seus assuntos ou tópicos; e
  2. Assuntos: correspondem às folhas da sua árvore, que nascem dos galhos, ou seja, são os tópicos ou assuntos que fazem parte de uma disciplina.

Como a Árvore Funciona na Prática

Agora que você já tem a sua Árvore de Conteúdos, você pode criar vários planos de estudo, apenas escolhendo as folhas adequadas para o plano de estudo.

No menu de gerenciar planos, você pode associar qualquer assunto da sua árvore de conteúdos com qualquer plano de estudos. O maior benefício disso é a unicidade. Como dito acima, você só terá uma matéria chamada Direito Constitucional, e poderá distribuir livremente os seus assuntos em diferentes planos de estudo.

Uma vez cadastrado, o assunto pode ser vinculado a qualquer plano de estudos. Você pode incluir seu assunto em 1 ou mais planos de estudo.

Assim, quando você combina as folhas certas, você tem planos de estudo altamente customizáveis ao mesmo tempo em que garante a unicidade das suas informações. Isso quer dizer que, todos os assuntos que você cadastrou, todo o seu trabalho pode ser aproveitado. A melhor forma de entender um curso é visualizar como você pode organizar as folhas / assuntos da sua árvore de conteúdos em um plano de alto impacto. Aqui segue uma inspiração, a obra “O Passeio”, do mestre impressionista Monet:

Anterior Enriqueça seus assuntos com dicas e links personalizados
Próxima O que é a ordenação do assunto
Sumário