Trabalhando com videoaulas e PDFs

Você está aqui:

Entenda como cadastrar alunos com videoaula ou PDF, no editor de conteúdos

Ao cadastrar um assunto, ou ao fazer o upload de uma planilha de curso, existem dois tipos de material: PDF/texto ou videoaula, conforme exibido na imagem abaixo.

Antes de mais nada, é importante esclarecer que, para os cálculos efetuados pela plataforma, não existe nenhuma diferença formal entre PDF / texto ou Videoaula. Isso porque essa classificação não afeta o cronograma.

Dessa maneira, a diferença existente entre videoaula e PDF é apenas os rótulos que são exibidos no campo e, claro, o tempo de estudo para cada velocidade de estudo.

Como funciona o cálculo de tempo?

O cálculo de tempo previsto do assunto é feito multiplicando o tamanho do conteúdo (minutos de videoaula ou páginas de texto) pelo tempo que o aluno leva para cumprir cada unidade de medida, por exemplo, para ler uma página ou para assistir a um minuto de videoaula. Existem algumas particularidades por trás desse cálculo que leva em conta a técnica do pomodoro, mas o cálculo aqui apresentado é suficiente para entender o essencial. 

Agora, vamos ao exemplo prático, um PDF com 30 páginas / unidades de medida, sendo que o aluno leva 3 minutos no estudo com calma, 2 no normal e 1 no expresso

Com calma = 30 * 3 = 90 minutos;
Normal = 30 * 2 = 60 minutos; e
Expresso = 30 * 1 = 30 minutos.

Bem simples, né? Agora vamos para o exemplo de videoaula com 30 minutos / unidades de medida e o aluno leva 1,5 minutos no estudo com calma (o aluno pausa o vídeo para fazer anotações ou volta com frequência), 1 no normal (o aluno assiste ao vídeo em tempo real) e 0,5 no expresso (o aluno assiste ao vídeo acelerado ou avança várias partes):

Com calma = 30 * 1,5 = 45 minutos (o aluno assistiu ao vídeo de 30 minutos em 45 minutos, pois fez pausas, anotações, voltou alguma parte que não entendeu, dentre outras hipóteses);
Normal = 30 * 1 = 30 minutos (o aluno deu play e assistiu até o final em velocidade normal de reprodução); e
Expresso = 30 * 0,5 = 15 minutos (o aluno assistiu ao vídeo em reprodução acelerada ou pode ter avançado algumas partes do vídeo).

Repare que o cálculo é exatamente o mesmo! O que mudou foi:

  • O nome da unidade de medida é diferente, sendo que videoaula se chama “minutos” e PDF se chama “páginas”. Apesar dessa nomenclatura, o valor foi o mesmo.
  • As velocidades de estudo foram diferentes, porque, em geral, levamos menos tempo para assistir a 1 minuto de vídeoaula do que para ler uma página.
    Por fim, perceba que, caso os tempos por minuto da videoaula fossem os mesmos do PDF ou vice-versa, os tempos calculados seriam exatamente iguais.

Por isso, quando for preencher o assunto por meio do seu painel de administrador, selecione o tópico para facilitar o preenchimento. No caso de upload de curso por planilha, preencha livremente  de acordo com os conceitos apresentados e deixe que a Tutory cuida do cálculo pesado.

Anterior O que é a ordenação do assunto
Sumário