Como estornar uma compra?

Você está aqui:

Aprenda a estornar uma compra feita em sua conta de administrador

Em algumas ocasiões, é preciso efetuar a devolução de um valor pago para os alunos. Em planos que possuem o período de teste “trial”, o próprio aluno pode solicitar o cancelamento dentro do período de testes e, em caso de compras, via cartão de crédito, receber o estorno de forma imediata.

Tenha em mente que a devolução do valor pago em até 7 dias é uma obrigação do código do consumidor (CDC). Por isso, será preciso efetuar o cancelamento e a devolução dos valores pagos pelos alunos que se enquadrem nessa situação.

Entretanto, nos demais casos, por exemplo, plano sem período de teste, cancelamento no futuro ou pagamentos via cartão de crédito, será preciso efetuar a devolução dos valores de forma manual.

Ao efetuar qualquer estorno em sua compra, o cadastro do aluno é imediatamente desativado. Apenas após um novo pagamento, o aluno poderá novamente acessar o seu painel.

Além disso, tenha em mente que essas funcionalidades são exclusivas para compras feitas via Tutory Pay. Para compras feitas utilizando outros sistemas como Eduzz ou Hotmart, as devoluções e cancelamentos devem ser feitos na própria ferramenta que realizou o pagamento.

Estornando compras de cartão de crédito

Caso o seu aluno tenha feito a compra via cartão de crédito, você poderá fazer o estorno dela diretamente na ferramenta. Para isso, basta acessar o menu “Loja” > “Painel de Vendas” no menu superior e, a partir dele, localizar a transação desejada e, no final da tabela, clicar no botão amarelo “estornar”.

Basta clicar sobre o botão que uma nova janela aparecerá solicitando a confirmação do valor a ser estornado. Você pode estornar de forma parcial, por exemplo, informando um valor menor que o da compra.

Após confirmar o estorno, o gateway de pagamento é imediatamente acionado e o aluno recebe uma mensagem por e-mail confirmando o procedimento. Nesse caso, o acesso do aluno é imediatamente desativado.

Como estornar compras via boleto bancário

Quando houver o estorno de uma compra feita via boleto bancário, a única maneira de fazer a devolução é via DOC, TED ou depósito bancário.

Nos casos de solicitações de devolução feitas via Tutory Pay em período de teste, você será notificado da desistência por meio do menu “Devoluções” da Loja e os dados bancários serão solicitados ao aluno por e-mail. Ao receber os dados, basta efetuar a transferência ou depósito e marcar a solicitação como finalizada.

Nos demais casos, é preciso seguir o seguinte fluxo:

  • Solicite os dados bancários do aluno;
  • Efetue a transferência do valor referente à transação; e
  • Desative o cadastro do aluno, disponível por meio do menu “Alunos” > “Pesquisar Alunos”.

Caso não deseje lidar com pagamentos via boleto, você tem a opção de só aceitar cartão de crédito no menu de edição de cursos.

Anterior Como cancelar uma assinatura?
Próxima Conhecendo o painel de vendas
Sumário