Como funcionam os ciclos de revisão e de exercícios?

Você está aqui:

Aprenda o funcionamento da programação de revisões e exercícios na Tutory

Ao editar um plano de estudos, acessado pelo menu “Planos de Estudo” e “Gerenciar Planos”, você tem a opção de definir os ciclos de revisão e exercícios para esse curso.

Os campos são: Ciclo de Revisões e Ciclo de Questões. Eles devem ser preenchidos com números, separados por vírgula.

Cada número digitado corresponde a uma programação e elas devem ser separadas por uma vírgula. Assim, caso eu deseje programar uma revisão para 3 dias, 7 dias e 15 dias, eu preciso digitar “3,7,15”.

O primeiro dia disponível é o dia 0, ou seja, inserção imediata. Entretanto, tenha em mente que você pode habilitar ou desabilitar o ajuste automático. Caso o ajuste automático esteja habilitado, esse número é automaticamente ajustado com as demais modalidades de estudo. Caso contrário, o número é fielmente inserido no dia desejado, ou seja, no mesmo dia do estudo.

Como contar os dias para revisão e exercícios?

Uma vez que você inseriu os campos de ciclo de revisão e de ciclo de questões, esses números são sempre contados do momento em que o aluno finalizou um assunto (ou o momento em que está prevista a finalização).

Vamos supor que o aluno finalizou um tópico no dia 01/08/2020 e sua programação de revisões é 1, 7 e 15 (sem ajuste automático). Nesse caso, ele terá uma revisão no dia 02/08/2020 (1 dia após o estudo), no dia 08/08/2020 (7 dias após o estudo) e no dia 16/08/2020 (15 dias após o estudo).

Caso você mantenha o ajuste automático ativo (que é o padrão da conta), os números podem variar automaticamente para se adequar melhor ao ciclo de estudos. Para mais informações, leia o artigo sobre ajuste automático do ciclo de estudos no recálculo.

Prioridade do ciclo de revisões e exercícios

Outro ponto importante de ser ressaltado é que os ciclos de revisões e exercícios são acionados imediatamente quando o recáculo termina de encaixar todas as metas de teoria, ou quando o assunto já se encontra finalizado.

Isso significa que, por exemplo, se for prevista a finalização de um assunto para o dia 01/08/2020, com revisões programadas em 1, 7 e 15 dias, isso significa que as revisões dos dias 02/08/2020, 08/08/2020 e 16/08/2020 serão inseridas antes de metas de teoria para o dia 03/08/2020, por exemplo. Em outro exemplo, imagine que existe a programação de um exercício para 90 dias. Isso significa que, após a teoria desse assunto terminar de ser programada no recálculo, a sua revisão de 90 dias será programada imediatamente, antes dos outros estudos de teoria.

Além disso, sempre se atente ao fato de que o ciclo de revisões e exercícios é imediatamente cortado quando existem metas de estudo teórico no cronograma do aluno. Esse é um comportamento padrão da plataforma que faz com que o aluno não estude além do previsto para finalizar seu edital. Imagine um aluno estudando para Auditor do Tribunal de Contas. Ao finalizar os estudos do seu edital, o aluno não será bombardeado com revisões e exercícios daquilo que ainda está fresco em sua memória. Entretanto, caso ele realize um novo recálculo após finalizar a teoria por completo, nesse caso o ciclo de revisões e exercícios é inserido de forma integral.

Reconstrução do ciclo de revisões e exercícios

Sempre que o aluno efetua um recálculo, existe um mecanismo anterior que procura por assuntos finalizados e tenta reconstruir o seu ciclo, desde que a data resultante entre os dias solicitados para revisão ou exercício contados da data de finalização do assunto sejam maiores ou iguais à data de hoje.

Exemplo: o aluno finalizou um assunto no dia 01/07/2020, com uma revisão programada para 15 dias e efetuou um recálculo no dia 10/07/2020. Nesse caso, o seu cronograma antes de ser montado já terá reservado o espaço de revisão no dia 16/07/2020. Entretanto, caso o aluno efetuasse o recálculo no dia 20/07/2020 (após o prazo da revisão), o ciclo não seria reconstruído e, por conta disso, seria inserido no próprio recálculo, de acordo com o ciclo de matérias.

Em alguns casos, a depender do desempenho do aluno, especialmente para os que costumam atrasar metas por longos períodos, pode haver conflito de duas revisões programadas no mesmo dia em virtude da reconstrução de ciclo.

Anterior Como excluir um plano de estudos?
Próxima Criando Planos de Estudos
Sumário