Enquanto principal lei do país, a Constituição Federal é uma fonte primária do Direito, limitando e organizando o poder do Estado, ao mesmo tempo em que atribui direitos e garantias fundamentais aos cidadãos. Por isso, o estudo da CF está presente na grande maioria dos concursos públicos pelo país, de modo que dominar Direito Constitucional coloca o concurseiro vários passos à frente da concorrência.

Apesar de não ser das disciplinas com maior grau de complexidade, Constitucional conta com um importante volume de conteúdos. A preparação para essa prova sem um bom método, portanto, pode resultar em uma grande perda de tempo.

Pensando nisso, o Blog da Tutory separou algumas dicas para que você estruture de maneira adequada o seu estudo de Direito Constitucional e tenha mais sucesso nessa corrida para entrar no serviço público. Vamos lá?!

Identifique os temas principais

Sair lendo a Constituição de ponta a ponta definitivamente não é uma estratégia eficiente, ainda mais porque Direito Constitucional não será a única matéria cobrada em sua prova. Para fazer uma boa gestão do tempo de preparação, pinçar os temas mais importantes e estudá-los com afinco é a melhor alternativa.

Existem tópicos da CF que são figurinhas carimbadas de concurso, como princípios fundamentais, organização do Estado e nacionalidade. Mas você não deve se restringir apenas a esses assuntos.

Para identificar os pontos mais importantes para sua prova, há duas dicas valiosas. A primeira é considerar as atribuições do cargo e o papel da instituição para o qual você fará o concurso. É comum que as bancas examinadoras escolham questões com conteúdos correlatos ao trabalho dos futuros servidores.

Se você estuda para tribunais, portanto, não pode deixar de dominar a parte de Poder Judiciário da Constituição. E se o próximo concurso que você irá prestar for para algum tribunal regional do trabalho, por exemplo, os tópicos de direitos sociais dos trabalhadores merecem destaque na sua preparação.

Outra técnica interessante para descobrir em que conteúdos concentrar mais esforços é resolver questões anteriores da banca organizadora e do órgão em questão. Você verá que muitas questões se repetem – e são nesses assuntos mais recorrentes que você deve focar.

Para além da letra da lei

A leitura da lei seca é de grande importância no caso do Direito Constitucional, mas, dependendo do tipo e nível do concurso pretendido, fazer interpretações e acompanhar a doutrina e a jurisprudência são também essenciais.

A Constituição trata de situações reais, então trazer essas informações para o seu dia a dia é uma boa tática para memorizar melhor o conteúdo e ficar mais apto a interpretar questões de prova que tratem de aplicações da lei.

Com relação à doutrina e à jurisprudência, fazer um acompanhamento constante dos informativos do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça é importantíssimo para os concurseiros da área jurídica. Para os demais, isso pode ser perda de tempo. O recomendado é apenas verificar as principais decisões.

Estudo com método

Como dito anteriormente, a disciplina de Direito Constitucional não tem grande complexidade, mas é bastante extensa, o que pode prejudicar o cronograma do aluno que não estudar de forma inteligente.

Para garantir um estudo eficiente, o ideal é alternar momentos de leitura, revisões e exercícios de maneira a fixar bem os conteúdos. Cada método desses deve ter um momento certo na sua preparação para garantir bons resultados.

Nesse sentido, a Tutory oferece um suporte único ao concurseiro, de forma prática e acessível. O Smart Coach da Tutory combina a experiência de coaches do mercado com recursos de Inteligência Artificial para garantir que o aluno estudará o conteúdo correto da maneira mais indicada para cada etapa da sua trajetória.

O resultado é uma plataforma que aprende a cada interação com o estudante e o leva cada vez mais longe.

Ainda não conhece o Smart Coach? Então clique aqui e experimente o Smart Coach da Tutory.

Compartilhe!
Compartilhe!

Amplie o número de alunos sem aumentar a carga de trabalho

  • Plataforma feita de coach para coach

  • Equipe pioneira em automatização de coaching

  • Expertise em otimização de tempo

Mais alunos. Menor esforço.
Melhores resultados.

ASSINE E SEJA CLIENTE

Deixar um comentário