Hora de intensificar os estudos ou de descansar?

Chega o fim do ano e com ele um dilema para os concurseiros: como aproveitar esse período de recesso?

Há quem opte por colocar o pé no freio, para recuperar as energias e começar o ano seguinte com gás renovado. Por outro lado, tem gente que não abre mão de aproveitar todo o tempo disponível para intensificar os estudos – afinal, o mundo dos concursos costuma recompensar não os mais inteligentes, e sim os mais esforçados.

Se você está agora vivendo esse dilema, sem saber como organizar sua vida nas próximas semanas, estamos aqui para ajudá-lo. Separamos neste artigo dicas valiosas para você aproveitar este recesso natalino da melhor maneira possível, e sem peso na consciência.

Parar totalmente é um risco

Se você já fez academia alguma vez na vida, vai entender o que estou falando: depois de longas pausas, é um sacrifício retomar o ritmo, não adianta em quão boa forma você estava. Por isso, o mais recomendado pelos especialista é reduzir a carga, mas não parar completamente.

Uma boa alternativa pode ser diminuir a quantidade de horas de estudos por dia, mas cumpri-las logo pela manhã. Assim, com a sensação de dever cumprido, você pode aproveitar bons momentos com os amigos e com a família, imprescindíveis para manter a saúde mental e a motivação para os meses que virão.

Divirta-se com moderação

Para conseguir conciliar estudos e diversão, é preciso evitar excessos.

Para conseguir honrar com o cronograma proposto, é importante estar bem disposto, o que requer um tempo razoável de sono e boa alimentação. Abusar do álcool e daquelas guloseimas natalinas não vai ajudá-lo nessa missão.

A chave da questão é respeitar seus limites e manter o foco.

Encontre um equilíbrio

No que diz respeito à preparação para concurso público, encontrar um equilíbrio entre os estudos e o lazer é uma necessidade constante. Isso porque esta corrida por uma vaga no serviço público é uma maratona, não uma prova de 100 metros.

Abrir mão totalmente de participar das confraternizações com as pessoas queridas e de momentos de relaxamento pode ter um preço alto. Você não vai querer iniciar o ano esgotado mentalmente e ressentido por tudo de bom que perdeu, certo?

Ainda que sua prova esteja batendo à porta, é importante encontrar um tempo para aproveitar essa época tão especial do ano.

2020 promete

Entrar bem o ano será muito importante, pois 2020 promete ser agitado.

Na área policial, acontecerá o tão aguardado concurso da Polícia Civil do Distrito Federal, com um edital de 300 vagas para escrivão já lançado e outro para agente, com 1.800 oportunidades, previsto para o início do ano que vem.

Outro concurso que promete agitar 2020 é o do Senado Federal. Autorizada em outubro último, essa seleção contemplará 40 vagas de nível médio e superior. As oportunidades são para ocupar cargos que se encontram vagos no momento. O último concurso para o Senado ocorreu em 2012, com 246 vagas para postos de nível médio, médio/técnico e superior.

Estão ainda previstos para o próximo ano concursos para a Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PG-DF), o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), para a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), entre outras seleções.

Smart Coach

Para ajudá-lo a organizar seus estudos em qualquer época do ano e alcançar a aprovação mais rapidamente, a Tutory oferece uma plataforma completa aos concurseiros. Referência em planos de estudo com Inteligência Artificial, a Tutory conta com um exclusivo Smart Coach, que analisa cada evolução e todas as dificuldades do aluno para levá-lo sempre a um nível adiante.

Ao ingressar na Tutory, o concurseiro passa por uma entrevista com a Smart Coach, comandada por Inteligência Artificial. Em poucos minutos, ela monta um plano personalizado com as preferências do estudante e seus horários disponíveis.

Quer conhecer melhor a plataforma? Clique aqui e conheça os recursos da Smart Coach.

Deixe um comentário